terça-feira, 19 de maio de 2009

Contexto Histórico da década de 30.


A década de 30 começa e já sofre os impactos causados pela crise financeira que abalou o fim da década de 20, a crise da quebra da bolsa de Nova York, em 1929.
Em 31 de dezembro de 1930, 4,8 milhões de pessoas já estavam desempregadas e sofrendo diretamente com a crise financeira que abalou o mundo. Em janeiro do ano seguinte, todo o globo já sofria as consequências da crise, fazendo com que 2,5 milhões de ingleses e quase cinco milhões de alemães ficassem fora do mercado de trabalho.
É também na década de 30 que um dos presidentes mais conhecidos dos Estados Unidos é eleito, em 8 de novembro, pelo Partido Democrata, Franklin Delano Roosevelt e no Brasil, temos Getúlio Vargas, que põe fim ao governo de Washington Luís e dá início a revolução que o coloca no cargo de presidente da república. Na Alemanha, Hitler é eleito chanceler.
O cinema nesta década é um dos fatores mais marcantes. Influência toda a tendência de moda, não só vestuário, mas também a estética feminina e também masculina. O perfil femino saí da palidez e ganha cor com o bronzeado juntamente com o ideal de magreza, que fica em evidência devido influêncua das atrizes famosas. Seus cabelos, normalmente, tendem a ser louros e um pouco mais compridos que os usados na década de 20. Seus vestidos, mesmo com a crise, ganham glamour e luxo, com tecidos com cetim na noite e algodão de dia, geralmente acompanhados por boleros (o que virou "febre" na época) de renda e até mesmo de peles (principalmente nas noites de gala). A sensação fica com o vestido branco, que se tornou a peça mais desejada da época, que destava os cabelos louros e a pele bronzeada das moças. O uso de óculos escuros pelos atores e atrizes também se tornou moda.
Filmes famosos, como "King Kong", "Tarzan" e "... e o vento levou" estrearam nesta década, assim como os também famosos filmes da atriz Greta Garbo, como o "Ana Christie" e "Anna Karenina". Outra produção muito famosa da época, foi o filme "Tempos Modernos", apresentando Charlie Chaplin.
No Brasil, as marchinhas de carnaval, dentre outras músicas, ganham maior destaque. Uma muito famosa, é a marchinha do "Pierrot Apaixonado", de Noel Rosa.
No mundo das artes, Salvador Dali ganha destaque, juntamente com Pablo Picasso, que expõe seu tão conhecido quadro "Guernica", em 1937.
As pessoas voltam a valorizar o campo, as praias e o esporte, o que traz inúmeras mudanças na vida das pessoas. Além da pele bronzeada da praia, os maiôs, predominantemente com decotes generosos, sai das praias e influência os vestidos de festa, colocando as costas em destaque, justamente através desse decotes. Acreditasse que graças a pratica de andas de bicicleta, foi criado uma peça mais confortável e propícia para sua prática, muito conhecida hoje em dia: o short.
Nesta década também notamos a presença de algumas inovações tecnológicas, como a criação da palmilha compensada, por Salvatore Ferragamo, dono de uma famosa marca de sapat
os italiano. A criação da baquelita, que não só foi usada em materiais domésticos como também, por ser um material barato e leve, foi usada para criação de bijouterias.
Alguns designer, não só de moda, ficaram muito famosos nesta época, como por exemplo: Alvar Aalto, Marcel Breuer, Mainbocher, Edith Head, Gilbert Adrian, Jean-Michel Frank, André Arbus e Raymond Loewy. Outros, como Gabrielle Chanel, Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin, continuavam a fazer sucesso.
Uma estilista (designer de moda) muito famosa, chamada Elsa Schiaparelli, uma italiana que, juntamente com Salvador Dali, faz criações inspirada em formas e imagens surreais. Ela é a responsável pela criação de uma cor muito usada até hoje, o Rosa Choque, cujo nome foi tirado de um perfume, também de sua criação, chamado Shocking. É de sua autoria também um chapéu em forma de sapato, uma bolsa em forma de telefone com alça de lagosta e um vestido elegante estampado com uma lagosta.
O mundo todo foi influênciado também pelas novas idéias de aerodinâmica e ergonimia, além da já destacada Art Déco.
No final da década, o mundo já sofria com uma possivel guerra com carater mundial, que aconteceu em 1939 e mudou toda a moda e a forma de vida de todo o mundo.
Os modelos militares passaram a ser muito usados; as mulheres tiveram suas saias encurtadas e cortadados na lateral, para facilitar a locomoção e o trabalho.
O mundo sofria com a crise e com a guerra.




2 comentários: